Se você é italiano morando no exterior precisa saber como fazer a inscrição no AIRE!

Mas antes de mais nada, o que significa isso e por que é tão importante?

O que vamos abordar nesse post:

1 – O que é o AIRE?
2 – Sou obrigado a fazer a inscrição no AIRE?
3 – Três bons motivos para você fazer sua inscrição no AIRE?
4 – Quando devo atualizar minha inscrição no AIRE?
5 – Devo fazer minha inscrição ou atualização no AIRE sozinho?
6 – Bônus

1 – O que é o AIRE?

O AIRE é a abreviação para a sigla Anagrafe degli Italiani Residente all’Estero, o que em português significa Cadastro de italianos Residentes no Exterior e foi criado no ano de 1988 para que a Itália mantivesse o controle dos italianos vivendo fora do país através de dados básicos como por exemplo, endereço e estado civil.

2 – Sou obrigado a fazer a inscrição no AIRE?

Sim, todo Italiano que resida ou pretenda residir no exterior por mais de 12 meses precisa fazer a inscrição no AIRE.

A instrução do governo é para que em no máximo 3 meses depois chegada do italiano em outro país a atualização seja feita, porém, não existe nenhuma penalidade caso não o faça dentro desse prazo, embora você possa ter problemas sérios no futuro se deixar isso para a última hora.

Além da obrigatoriedade de fazer sua inscrição, é importante destacar 3 bons motivos pelos quais você deve fazer o seu AIRE assim que mudar de país.

3 – Três bons motivos para você fazer isso imediatamente:

1- Para manter seu direito como cidadão.

Com a sua inscrição no AIRE, mesmo morando no exterior você garante o direito de votar e participar de referendos na Itália. Através do seu endereço, o consulado italiano envia os documentos relativos às votações diretamente para sua casa.

2 – Renovação de documentos importantes.

Sem seu registro atualizado você vai ficar impossibilitado de renovar documentos importantes como a sua identidade italiana e carteira de motorista. Importante destacar que, com a sua inscrição no AIRE é possível realizar a emissão dos documentos sem a necessidade de retornar para a Itália.

3 – Poder viajar para o exterior como europeu.

Muitos brasileiros que obtêm a sua cidadania Italiana simplesmente esquecem de fazer a sua inscrição no AIRE e só se dão conta quando vão viajar e precisam do passaporte Italiano, que pode já estar vencido, o que vai causar uma grande dor de cabeça.

Se você viajar ao Brasil, por exemplo, saindo do Reino Unido, no retorno não terá um passaporte europeu válido, correndo o sério risco de não conseguir retornar ao país.

Além disso, ficará impossibilitado de viajar para países da Europa, a não ser que você possua a sua identidade Italiana ainda válida.

Atenção: o processo pode levar de 60 a 120 dias e é de extrema importância que você faça isso com muita antecedência a sua viagem para o Brasil ou outros países da Europa.

4 – Quando devo atualizar minha inscrição no AIRE

Ao contrário do que muitos pensam, o AIRE não é somente para atualização de endereço. Ele também serve para alterações no estado civil, nascimento de filhos e óbito.

5 – Devo fazer minha inscrição sozinho?

O processo de inscrição ou atualização do AIRE é gratuito e você consegue realizar o processo sozinho.

Porém, através de uma assessoria especializada você não precisa se preocupar com a burocracia envolvida e nem com a comunicação com o consulado.

Você terá o suporte em cada etapa do processo, caso algo dê errado.

Além disso, em casos de atualizações de estado civil, por exemplo, toda a documentação é organizada sem você correr o risco de cometer erros e comprometer o seu processo.

Conte comigo para te ajudar, clique aqui que eu te explico todos os detalhes em relação a valores e prazos.

6 – Bônus

Além disso, você pode também fazer o download do meu E-book, com o passo a passo de como fazer a sua inscrição no AIRE sozinho.

Clique aqui e faça o download.

Se ainda restar alguma dúvida fique a vontade para deixar nos comentários!

Até a próxima!